sexta-feira, 6 de junho de 2008

Ponte

As pontes nascem da necessidade de ligar estradas, de ultrapassar um obstáculo que aparece no meio de um caminho, da vontade do homem de ultrapassar uma barreira e de chegar a algum lugar.
As pontes ligam estradas.
As pontes ligam cidades.
As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, de pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou ccondutas de água(aquedutos).


As primeiras pontes
Desde tempos remotos que o Homem necessita de ultrapassar obstáculos em busca de alimento ou abrigo. As primeiras pontes terão surgido de forma natural pela queda de troncos sobre os rios


Ponte para peões sobre o Kotmale no Sri Lanka


As pontes romanas
A primeira ponte romana, terá sido construída no Tibre no ano 621 a.C. e foi chamada de Pons Sublicius ("ponte das Estacas").


Ponte romana na Sertã.

É no séc. III a.C. que os romanos se começam a dedicar à construção de pontes em arco, atingindo um desenvolvimento nas técnicas de construção e projecto nunca antes visto e dificilmente superado nos mil anos seguintes.



Idade Média
As ordens religiosas desempenham um papel determinante na manutenção e expansão do conhecimento relativo à construção de pontes aplicando o saber adquirido na construção de cúpulas à construção de pontes em arco.


Renascença
Durante a renascença o aumento das necessidades de deslocação e transporte levou a uma evolução das técnicas construtivas, nomeadamente de projecto das pontes de treliça, como consequência do seu estudo mais aprofundado pelos artistas do renascimento.



Revolução Industrial
Com o advento da Revolução Industrial, no século XIX, foram desenvolvidos sistemas de armações em ferro-forjado para pontes mais largas, mas o ferro dificilmente possuía a força de tensão suficiente para suportar as grandes cargas dinâmicas exigidas nomeadamente pelo caminho de ferro com as recém inventadas locomotivas a vapor. A invenção de novos métodos de fabrico do aço, que tem uma maior força de tensão, permitiu a construção de pontes mais aptas para estas novas necessidades.
As pontes suspensas modernas fazem a sua aparição nesta época, primeiro com corrente metálicas e depois com fios de aço entrelaçados permitindo vãos cada vez mais extensos.
A Ironbridge, a primeira ponte em ferro fundido, em Shropshire, Grã-Bretanha, séc.XVIII

Ponte Forth Rail, Escócia, séc. XIX


Foram desenvolvidas novas técnicas para a construção de fundações recorrendo ao uso de cilindros metálicos em ferro que eram pressurizados e afundadados nos locais de construção dos pilares das pontes.


Após a Segunda Guerra Mundial muitas das infraestruturas rodoviárias tiveram que ser reconstruídas. Generalizou-se o uso do betão e do aço, nomeadamente com pontes em betão pré-esforçado. As cofragens metálicas e as vigas passaram a ser soldadas em vez de fixas com rebites.
Constroem-se numerosas pontes suspensas, e, em particular, pontes atirantadas com as mais variadas disposições dos cabos de suspensão.

Ponte Hercílio Luz, vista da Ponte Colombo Salles, Florianopolis, Brasil inaugurada em 1926

Ponte Akashi-Kaikyo -o maior vão do mundo

Golden Gate Bridge

Ponte 25 de Abril, Lisboa
A ponte suspensa é um tipo de ponte sustentanda por cabos ou tirantes de suspensão. As primeiras pontes suspensa modernas, com plataformas niveladas, são datadas dos século XIX, porém existem relatos desse modelo de ponte desde o século III. As pontes de suspensão simples, que são utilizadas por pedestres ou por rebanhos animais, são construídas de acordo com as antigas pontes de corda Incas. Sua sucessora são as pontes estaiadas.